top of page

Jovens Urbanos – 8ª edição São Paulo/SP

Promove a ampliação do repertório sociocultural de jovens moradores de regiões com altos índices de vulnerabilidade social, de maneira a contribuir para processos de produção e atuação juvenil na cidade. Caracteriza-se por um conjunto de ações de formação para jovens de 15 a 20 anos desenvolvido por organizações sociais locais, por assessores e parceiros especializados em diversas áreas de produção tecnológica.

 

Em 2013 o Programa Jovens Urbanos atuou em dois territórios da cidade de São Paulo: Brasilândia (Zona Norte) e Capão Redondo (Zona Sul).

>Destaque

Realização de turmas do Jovens Urbanos na Escola Estadual João Silva - em parceria com a Comunidade Cidadã e a equipe escolar - com a participação de 60 jovens multiplicadores e com ações irradiadas para toda a comunidade escolar. Essa experiência piloto amplia a aproximação do Programa com as discussões sobre a escolarização formal dos jovens.

 

Na metodologia de formação dos jovens, os dois principais destaques foram o aprimoramento das estratégias de participação dos jovens no planejamento das atividades socioeducativas (Plano Jovem) e a realização da Feira de Projetos (espaço em que os jovens compartilharam seus projetos e expuseram seus resultados).

>Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

>Parceria

Associação de Moradores do Jardim Comercial e Adjacências; Associação de Moradores Franscisco Nunes; Associação Amigos de Pianoro; Associação Educacional e Assistencial Casa do Zezinho; Associação Sociocultural Madre Teresa de Jesus; Casa de Caridade Mensageiros da Esperança; Comunidade Cidadã; Escola Estadual João Silva; Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social; Centro Cultural da Juventude; Centro Paula Souza; Centro Ruth Cardoso; Centro Universitário Maria Antonia; Espaço Cultural Conjunto Nacional; Fábrica de Cultura do Capão Redondo; Instituto Paulo Montenegro

>Abrangência

Dois territórios da cidade de São Paulo: Brasilândia (Zona Norte) e Capão Redondo (Zona Sul)

Jovens Urbanos – 2ª edição Serra/ES

Promove a ampliação do repertório sociocultural de jovens moradores de regiões com altos índices de vulnerabilidade social, de maneira a contribuir para processos de produção e atuação juvenil na cidade. Caracteriza-se por um conjunto de ações de formação para jovens de 15 a 20 anos desenvolvido por organizações sociais locais, por assessores e parceiros especializados em diversas áreas de produção tecnológica.

>Destaque

Com o intuito de aproximar a tecnologia de trabalho com juventude do Programa Jovens Urbanos do espaço escolar e da comunidade, foram realizadas experimentações abertas à participação dos alunos e profissionais do Ensino Médio das escolas estaduais parceiras.

 

Dessa forma, foi possível ampliar o público final envolvido nas discussões promovidas pelo programa, ao colocar os jovens em contato com linguagens de comunicação social e ao permitir que os profissionais possam agregar novas concepções de trabalho com juventude no desenvolvimento do ensino regular nas escolas.

>Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social e Secretaria de Educação do Estado do Espírito Santo (SEDU)

>Parceria

Associação Comunitária e Social de Esporte Cultura e Lazer Jardim Limoeiro, Associação Lar Semente do Amor, Centro Social São José de Calazans, Sociedade Brasileira de Cultura Popular - Projeto Cidade do Garoto, Escola Estadual Marinete de Souza Lyra, Escola Estadual Sílvio Egito, Escola Estadual Vila Nova de Colares

>Abrangência

Município de Serra (ES)

Disseminação de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos para o Grupo de Assessoria para Mobilização de Talentos - GAMT

Promove a formação de gestores e educadores a partir da metodologia do Programa Jovens Urbanos e seus princípios de trabalho com juventude.

>Destaque

Realização da primeira experiência de transferência direta da tecnologia do Programa Jovens Urbanos à uma organização, contribuindo para a disseminação do trabalho com juventude consolidado pelo Programa.

>Parceiro Investidor

Fibria, Fundação Itaú Social, Grupo de Assessoria para Mobilização de Talentos – GAMT, Instituto EDP e Petrobras

>Abrangência

Município de Caçapava (SP)

Disseminação de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos ao Programa Processo Estratégico Poupança Jovem em Pouso Alegre (MG)

Realiza formação dos técnicos do Programa Poupança Jovem com o objetivo de contribuir para o aprimoramento de uma política pública intersetorial de atendimento à juventude.

>Destaque

Realização da Semana Poupança Jovem, com o desenvolvimento de 50 oficinas tecnológicas para 1805 jovens participantes do Programa e presença das 09 Escolas Estaduais de Ensino Médio do município, SENAC, Instituto Federal do Sul de Minas e Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre.

 

Realização da “Capacitação dos profissionais do Processo Estratégico Poupança Jovem” em setembro de 2013, com a formação dos profissionais da SEDESE e das equipes do Programa nos nove municípios de intervenção no Estado de Minas Gerais, contribuindo para a qualificação das equipes no trabalho com juventude e ampliando as discussões sobre políticas públicas e inserção produtiva de jovens.

>Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social e Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais

>Parceria

Sindicato do Comércio do Vale do Sapucaí - Sindvale; SENAC Pouso Alegre; Instituto Federal do Sul de Minas; Conservatório Estadual de Música de Pouso Alegre; Superintendência Regional de Ensino de Pouso Alegre; EE Presidente Bernardes; EE Dr José Marques de Oliveira; EE Virgília Paschoal; EE Monsenhor José Paulino; EE Professora Geraldina Tosta; EE Vinícius Meyer; EE Dr José Marques de Oliveira; EE Pres Arthur da Costa E Silva; EE Professora Mariana Pereira Fernandes

>Abrangência

Município de Pouso Alegre (MG)

 

Juventude Integrada

Forma jovens a partir do uso da educomunicação com intuito de contribuir com o desenvolvimento das habilidades comunicativas e de profissionalização dos participantes.

>Destaque

I Colóquio do Projeto Juventude Integrada. Evento teve como objetivo apresentar o projeto e fomentar a discussão de questões relacionadas aos jovens da região de Pedro Afonso, Tupirama e Bom Jesus do Tocantins.

 

Participação de diretores e coordenadores das escolas parceiras nos espaços de gestão compartilhada do Projeto Juventude Integrada e no desenvolvimento das ações com os jovens.

 

Participação de diferentes atores locais nas reuniões do Conselho de acompanhamento.

>Parceiro Investidor

Fundação Bunge

>Abrangência

Municípios de Bom Jesus (TO), Paulo Afonso (TO) e Tupirama (TO)

Please reload

Juventude

Jovens Urbanos –
Marcos Conceituais e Metodológicos

http://bit.ly/WV7ea9

bottom of page