top of page

Apresentação

Carta da presidente do Conselho

 

Tempos de reflexão e escuta

 

Ao produzirmos o Relatório de Atividades de 2013, foi inevitável a reflexão sobre o tempo em que vivemos e atuamos. As questões que emergiram desse processo são muitas e dizem respeito, principalmente, a que escola pode fazer frente às novas demandas contemporâneas e a que educação é necessária para enfrentar as desigualdades existentes no País e contribuir para a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática. Essas indagações permearam nossa atuação em busca de aproximações sucessivas dos novos contextos que nos são apresentados, sem, no entanto, incorrer no risco de encontrar respostas rápidas. É no estabelecimento de processos que promovam o diálogo, a escuta e a participação que fundamentamos nosso trabalho.

 

Conscientes de nossa responsabilidade como organização produtora de conhecimento que articula saberes teóricos e práticos, o Cenpec reafirma cotidianamente seus compromissos com a educação pública expressos por nossos objetivos estratégicos:

 

  1. Contribuir para o fortalecimento de políticas de educação integral que visem ao desenvolvimento da criança, adolescentes e jovens por meio da articulação de organizações, atores, espaços e saberes.

  2. Contribuir para a formulação e implementação de políticas para infância, adolescência e juventude que enfrentem as desigualdades sociais.

  3. Contribuir para a valorização e formação dos profissionais da educação, visando à melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem nas escolas públicas.

  4. Promover a ampliação e a diversificação do letramento.

  5. Fortalecer a gestão escolar na identidade da escola, nas relações com as escolas com as quais se relaciona e como integrante de um sistema, com a finalidade de promover o desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovens.

  6. Contribuir para a construção de uma base curricular nacional comum.

 

Optamos por apresentar as ações desenvolvidas em 2013 com duas possibilidades de leitura. A primeira a partir dos objetivos, relacionando nossos esforços à consecução destes. A segunda, a partir da relação de projetos, programas, pesquisas e publicações organizadas de forma temática.

 

Esperamos que este projeto editorial mais dinâmico consiga traduzir em imagens e sons a grande riqueza de aprendizados decorrentes de nossas ações em 2013.

 

É para isso que produzimos este relatório: mais que divulgar os números e dados que a transparência e a ética exigem de uma organização com fins públicos, queremos compartilhar as experiências vividas.

 

                         Um abraço,

Maria Alice Setubal

bottom of page