top of page

►Cadernos Cenpec

 

Periódico do Cenpec que busca propiciar a articulação entre a ação e a pesquisa educacionais, por meio do debate sobre questões de caráter teórico, resultados de estudos empíricos, bem como sobre princípios que orientam metodologias de intervenção na realidade educacional, no plano de políticas públicas, programas ou práticas educativas.

Currículo

Volume 3, número 2 

Este número do Cadernos Cenpec traz currículo como dossiê temático. Trata-se de assunto relevante para o país, que tem o tema na agenda do debate nacional com a aprovação do PNE que estabelece que se defina um currículo nacional comum para o ensino fundamental. Os artigos procuram subsidiar uma reflexão sobre o que devemos incluir nos currículos de educação básica, como se elabora um currículo, que questões políticas estão envolvidas em suas produções.

 

 

 

Educação Infantil: entre avanços e desafios

Volume 4, número 1 

Os artigos contribuem para situar o momento atual de implementação das políticas dessa etapa da escolaridade enfocando avanços e sugestões, e apresentando e discutindo fatores que dificultam a plena garantia do direito das crianças à educação infantil.

Please reload

 

 

 

►Realização de pesquisas:
 

Equidade e políticas de qualidade da educação: os casos do Acre e do Ceará

 

►Objetivo

Descrever e analisar casos de expressiva melhoria de indicadores educacionais em estados situados em contextos adversos.

►Status

Em andamento

 

 

 

 

Consensos e dissensos em torno de uma base curricular comum no Brasil

 

►Objetivo

Descrever e analisar as diferentes tomadas de posição a respeito de uma base curricular nacional para a educação básica, relacionando-as com as distintas posições ocupadas pelos agentes no campo educacional.

►Status

Em andamento

►Parceiro

Fundação Lemann

 

 

Crenças de Professores de diferentes países sobre Reprovação

 

►Objetivo

Explicar as crenças (ou representações) dos professores com respeito à reprovação escolar a partir de suas crenças e concepções psicopedagógicas sobre aprendizagem, inteligência, avaliação, princípio de justiça e gestão de heterogeneidade.

 

O projeto se insere em uma pesquisa maior liderada por Marcel Crahay, da Universidade de Genebra, e conta também com os pesquisadores Christian Monseur (Universidade de Liège) e Márcia Jacomini (Unifesp) e de outras universidades.

.

►Parceiro

Universidade de Genebra (Marcel Crahay); Université de Liège; Unifesp; Unicid e Olimpíada da Língua Portuguesa/Cenpec.

 

 

Ensino Fundamental e currículos no Brasil: concepções, modos de implantação, usos e desafios

 

►Objetivo

Descrever e analisar os currículos do segundo segmento do Ensino Fundamental de uma amostra de municípios e estados brasileiros e sua implementação e uso.

►Status

Em andamento

►Parceiro

Fundação Victor Civita

 

 

Interdependência competitiva entre escolas

 

►Objetivo

Descrever e analisar a rede de relações que escolas de um território estabelecem entre si, bem como as conexões dessas relações com desigualdades socioespaciais e escolares.

►Status

Em andamento

►Parceiros

Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e Unicid.

 

 

►Informes de pesquisa
 

Informe de Pesquisa nº 8 | Qualidade e equidade no ensino fundamental público do Ceará

Este informe compartilha resultados parciais do projeto de pesquisa “Equidade e políticas de melhoria da qualidade da educação: os casos do Acre e Ceará”. Os resultados mostram que a qualidade do ensino fundamental público do Ceará (aferida com base no Ideb) está aumentando e, principalmente nas séries iniciais, o nível socioeconômico (NSE) dos alunos diminuiu seu peso na explicação da qualidade, o que indica aumento da equidade.

 

 

 

 

 

 

Informe de Pesquisa nº 9 | Violência e indisciplina em uma escola de território vulnerável: análise exploratória de relatos de livros de ocorrências

Este informe visa analisar, de modo exploratório, relatos de livros de ocorrências de uma escola pública situada em um território vulnerável da periferia do município de São Paulo, com base nas contribuições e proposições de pesquisas sobre violência escolar e indisciplina.

 

Para tal, coletou-se uma série histórica, de 2007 a 2013, de livros de ocorrências de uma escola municipal de São Paulo. No total, foram analisadas 2.550 ocorrências. Por se tratar de um instrumento de gestão escolar (instituído pela Portaria SME 1358/2007), esses livros foram considerados meios de obter informações sobre a visão da equipe da escola a respeito dos acontecimentos que conturbam seu ambiente. Embora haja ocorrências de diversas ordens, a análise centrou-se naquelas que dizem respeito à disciplina e à violência escolar, de acordo com os conceitos definidos à luz da literatura utilizada.

 

 

►Artigos publicados
 

A escola e famílias de territórios metropolitanos de alta vulnerabilidade social: práticas educativas de mães "protagonistas" 

Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, Anped, v. 19, n. 56, p. 123-253, jan./mar. 2014

Autores: Hamilton Harley de Carvalho-Silva, Antônio Augusto Gomes Batista, Luciana Alves

Desenvolvimento de Pesquisas

Desenvolvimento de Pesquisas

Neste ano, a Coordenação de Desenvolvimento de Pesquisas – CDP deu prosseguimento à coleta de dados dos estudos “Interdependência Competitiva entre Escolas e Políticas Educacionais do Acre e Ceará” e ampliou o foco de sua linha de pesquisa. Além dos temas desigualdades socioespaciais e letramento, passou a trabalhar com as temáticas currículo e professor, sua formação, práticas e carreira.

 

A CDP também esteve envolvida na participação em redes de pesquisadores e discussão de temáticas relevantes para nossas pesquisas. Como exemplo, podemos citar: o evento sobre responsabilização em políticas educacionais com a presença de Nigel Brooke, pesquisador da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG; o seminário com Michael Young, da Universidade de Londres; e a discussão sobre escola e família com a professora Tânia Resende, da UFMG; o apoio à constituição da Rede de Estudos sobre Implementação de Políticas Educacionais - REIPE; e o início de participação em uma rede internacional de pesquisadores sobre interação em sala de aula e produção de sentido. Além disso, estabeleceu parceria com as Universidades de Genebra e Liège, para o desenvolvimento da pesquisa internacional comparativa sobre crenças de professores de diferentes países sobre reprovação.

bottom of page