top of page

Cultura e Educação

Projeto de assessoria com o objetivo de subsidiar a Secretaria Municipal de Cultura na formulação de estratégias e desenho de ações que articulem as diferentes políticas, organizações e agentes que atuam em prol do desenvolvimento socioeducativo e cultural de crianças, adolescentes e jovens na cidade de São Paulo.

 

Dentre as ações realizadas em 2014, destacam-se dois estudos:

  • Pesquisa sobre referências conceituais de políticas e iniciativas que articulam cultura e educação na cidade.

  • Mapeamento de políticas, programas e ações referenciais que atuem, articulando cultura e educação, do entorno de seis Centros Educacionais Unificados – CEUs, que será considerado o público potencial e atendido.

 

O projeto prevê ainda um encontro de formação com coordenadores de cultura e gestores de todos os CEUs (45 equipamentos) para apresentação dos resultados do mapeamento e debate sobre as ações articuladas entre a Cultura e Educação.

►Destaque

O mapeamento de políticas, programas e ações incluiu o levantamento das expectativas culturais da comunidade escolar, do público potencial e do público atendido, realizado por meio de entrevistas com gestores gerais de CEUs, coordenadores do Núcleo de Ação Cultural, coordenadores de projetos, coordenadores da Biblioteca, bibliotecária, coordenadora educacional, arte-educadora, membros do Conselho Gestor (lideranças comunitárias e voluntários) e lideranças estudantis.

 

►Parceiro Investidor

Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (SP)

►Abrangência

Município de São Paulo

Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS)

Projeto de assessoria para a qualificação da política de educação integral do município, visando aprimorar os aspectos pedagógicos relacionados à integração curricular entre as atividades da base nacional comum e as atividades diversificadas ofertadas pelas OSC parceiras do programa por meio das seguintes ações estratégicas:

  • Leitura e análise de documentos da Secretaria relacionados ao Projeto Cidade Escola;

  • Visitas técnicas às escolas de educação integral e a outras instituições educacionais parceiras (públicas e da sociedade civil);

  • Reuniões de trabalho com a equipe técnica da Secretaria responsável pelas ações de educação integral;

  • Encontros formativos com os educadores e coordenadores pedagógicos das ONGs parceiras.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangência

Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre (RS)

►Parceria

Secretarias Municipais de Educação dos municípios participantes

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ)

Projeto de assessoria para a consolidação do modelo de escola de turno único, visando sua ampliação na Rede Municipal do Rio de Janeiro, em direção à universalização. A assessoria envolveu a formação de técnicos da secretaria para apoiá-los no acompanhamento pedagógico das escolas de turno único.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangência

Município do

Rio de Janeiro (RJ)

►Parceria

Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro (RJ)

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Salvador (BA)

Projeto de assessoria para a adequação e implementação da proposta de Educação Integral, mediante três ações estratégicas:

 

  • Identificação dos problemas, desafios e potencialidades da política de educação integral, articulando demandas pedagógicas provenientes das escolas e possibilidades do projeto educacional da Secretaria Municipal.

  • Formação destinada aos educadores que atuam diretamente no desenvolvimento desta política pública na Secretaria Municipal, na rede de ensino e no Conselho Municipal de Educação.

  • Leitura crítica do documento concernente às diretrizes curriculares para as escolas de Educação Integral.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social           

►Abrangencia

Município de Salvador (BA)

►Parceria

Secretaria Municipal de Educação de Salvador (BA)

Assessoria à Secretaria Estadual de Educação do Pará

Projeto de assessoria para a efetivação e qualificação da política de educação integral, mediante as seguintes ações estratégicas.

 

  • Apoio para a elaboração do Plano Estadual de Educação Integral.

  • Encontros de formação com Secretários, técnicos da Secretaria e Coordenadores do Programa de Educação Integral.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Estado do Pará

►Parceria

Secretaria Estadual de Educação do Pará

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES)

Projeto de assessoria para a efetivação e qualificação da política de educação integral, visando à confecção das Diretrizes Municipais da Educação Integral. O projeto compreende ações de formação e apoio para a formulação das diretrizes de educação integral.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Município de Vitória (ES)

►Parceria

Secretaria Municipal de Educação de Vitória (ES)

Assessoria à Secretaria Municipal de Educação de Mogi Mirim (SP)

Projeto de assessoria para desenho e implementação da política de educação integral, mediante três ações estratégicas:

 

  • Encontros com representantes de outras Secretarias que desenvolvem políticas para infância e adolescência, representantes de OSCs;

  • Elaboração do documento da política de educação integral;

  • Formação de gestores da educação municipal.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social         

►Abrangencia

Município de Mogi Mirim (SP)

►Parceria

Secretaria Municipal de Educação de Mogi Mirim (SP)

Projeto Brincar

Projeto de formação de educadores que atuam com crianças de 0 a 5 anos em instituições de Educação Infantil, com o objetivo de favorecer a reflexão sobre concepção de infância e cultura infantil, tendo o brincar e o letramento como temas centrais. O projeto desenvolve ações de formação presencial, a distância e encontros de gestão compartilhada, que envolve a participação de gestores, professores e educadores. 

►Destaque

A ação de acompanhamento identificou que o Projeto foi disseminado e implantado para toda a rede de ensino na maioria dos municípios, por meio da ação de técnicos nas reuniões pedagógicas das unidades escolares. 

►Parceiro Investidor

Fundação Volkswagen

►Abrangencia

Municípios do Pará: Abaetetuba, Acará, Barcarena, Concórdia do Pará, Curralinho, Igarapé-Miri, Moju

Municípios de Alagoas: Atalaia, Barra do St. Antônio, Branquinha, Maceió, Marechal Deodoro, Murici, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Satuba, Jequiá da Praia    

Municípios do Piauí: Bocaina, Ipiranga do Piauí, Monsenhor Hipólito, Novo Oriente do Piauí, Picos, Santana do Piauí, São João da Canabrava, São João de Varjota, São José do Piauí, Sussuapara, Valença do Piauí.

►Parceria

Secretarias dos municípios participantes

Educação com Arte: Oficinas Culturais

O Educação com Arte: Oficinas culturais é um projeto de garantia de acesso à experiência cultural e artística para adolescentes e jovens que cumprem medida de privação de liberdade, por meio de ações socioculturais (oficinas, eventos e workshops) nos Centros de internação – Cis, da Fundação CASA, articuladas ao projeto político pedagógico institucional.  Para tanto, cabe ao Cenpec construir as metodologias formativas e realizar os encontros de formação com os arte-educadores para reflexão, planejamento, registro e supervisão da prática, com a presença de especialistas.

 

► Publicação

A publicação é resultado de um estudo realizado a partir de uma amostra de adolescentes participantes das oficinas, que mostra a visão de mundo, os desejos e as incertezas vividas por esses adolescentes em privação de liberdade. O levantamento aborda ainda temas como: família, escola, trabalho, identidade (quem eu sou e quem eu posso ser), delito/redenção e religião. Foram chamados atores sociais de diversos segmentos com objetivo de comentar os discursos produzidos por esses jovens.

 

Voltada para educadores, profissionais envolvidos no trabalho direto com adolescentes em privação de liberdade, segmentos que trabalham com políticas e ações sociais e pesquisadores com interesse em desenvolver a metodologia adotada no estudo, a publicação, que vem acompanhada de um DVD, tem como objetivo subsidiar a elaboração de estratégias para condução do projeto e, ainda, contribuir para a discussão e reflexão sobre os destinos da juventude na grande São Paulo.  

      

Com uma tiragem de dois mil exemplares, “A Voz dos Meninos” foi distribuída em instituições de ensino, profissionais da Fundação CASA, OSCs que trabalham com adolescentes/juventude, entre outros.

►Destaque

Mais de 100 pessoas, entre educadores, funcionários da Fundação Casa e interessados no tema acompanharam o evento de lançamento da publicação “A Voz dos Meninos”, ocorrido no dia 30 de maio, no auditório da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, em São Paulo. O encontro contou com a participação de Fernando Lefevre, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP, coordenador da metodologia do estudo que originou a publicação. 

►Parceiro Investidor

Fundação CASA

►Abrangencia

Municípios de São Paulo, Franco da Rocha, Osasco e Sorocaba, todos no Estado de São Paulo

Clique aqui para baixar na íntegra a publicação A voz dos meninos.

Assessoria Técnica ao Impaes

Projeto de assessoria para a realização do Programa Desafios Impaes, que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de projetos de formação de professores em arte educação. Cabe ao Cenpec a realização de processo seletivo dos projetos de arte-educação, o monitoramento e a avaliação.

►Destaque

Construção de metodologia de monitoramento e avaliação para a Educação Infantil. 

►Parceiro Investidor

Instituto Minidi Pedroso de Arte e Educação Social– Impaes.

►Abrangencia

Municípios de São Paulo, Osasco e Taboão da Serra, todos no Estado de São Paulo.

►Parceria

Instituto Avisa Lá, Comunidade Educativa Cedac, Associação Arte Pop e Associação Sabiá

Prêmio Itaú-Unicef - Ações de Formação

O Prêmio Itaú-Unicef é um projeto que, desde 1995, atua na indução de políticas de educação integral, por meio de ações bienais de formação e premiação de projetos socioeducativos realizados por Organizações da Sociedade Civil – OSCs, em parceria com escolas públicas.  Em 2014, o Prêmio Itaú-Unicef desenvolveu as seguintes ações formativas:

 

Ação de irradiação: encontros presenciais nos territórios, planejados em parceria com agentes locais, com o objetivo de disseminar o conceito de educação integral, na perspectiva da parceria entre  OSCs e escola pública.

 

Formação a distância, com cursos abordando os seguintes temas:

  • Formação de Mediadores;

  • Formação de Parcerias;

  • Educação e Proteção Social;

  • OSCs e Escolas pelo Direito ao Desenvolvimento Integral;

  • Captação de Parceiros: cuidar e manter.

 

Encontros virtuais, com a realização da série “Sala de debates”, com três discussões virtuais:

  • Articulação no território pela garantia do direito à Educação Integral

  • O direito à educação integral para crianças e adolescentes: que direito é esse?

  • Como acontece o direito à Educação Integral na OSC e na Escola

 

Assessoria para OSCs e Escolas Parceiras: Linha de ação envolvendo as 32 Organizações finalistas da edição de 2013 e as escolas públicas parceiras, com o objetivo de fortalecer e consolidar o modelo de educação integral que articula OSCs e escolas públicas.

 

Realização do Seminário Internacional: Educação + Participação = Educação Integral, em São Paulo, que contou com a participação de Lucia Couto, formadora no Instituto Paulo Freire - IPF e ex-secretária de Educação de Diadema e Embu das Artes (SP); Diana Toledo Figueroa, analista de Políticas Educacionais da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico - OCDE; e Jessica Donner, diretora executiva da Every Hour Counts, na mesa “Panorama e Tendências da Educação Integral no País”. O Seminário também organizou as seguintes mesas temáticas:

 

  • As Novas Formas de Produção Juvenil na Perspectiva da Educação Integral – com o diretor teatral e documentarista Marcus Faustini, autor do Guia Afetivo da Periferia (2009) e da metodologia da Agência de Redes para Juventude.

  • Articulação entre OSC e Escola Pública pelo Desenvolvimento Integral de Crianças e Adolescentes – com a pedagoga, mestre em Serviço Social e professora da Universidade Anhanguera de São Paulo - Unian, Isa Guará; e Eliane Ferreira Silva, pós-graduada pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Proposta Pedagógica: Conteúdos, Espaços e Tempos na Perspectiva da Educação Integral – com Antonio Sérgio Gonçalves, educador, psicanalista e membro do Departamento de Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae; e Romualdo Luiz Portela de Oliveira, mestre, doutor e livre-docente em Educação e professor titular do Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação da Faculdade de Educação da USP

►Destaque

Em sua primeira realização, a Assessoria para OSCs e Escolas Parceiras contou com ações diversificadas para abordar questões relevantes no processo de articulação para a consolidação da educação integral. Dentre as ações, destacam-se: a formação presencial, visitas técnicas, produção de materiais e debates virtuais. As ações a distância contaram com a participação de especialistas como o cientista social Fernando Rossetti e Romualdo Portela, professor da Faculdade de Educação da USP.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Nacional

►Parceria

Unicef - Fundo das Nações Unidas para a Infância, Congemas – Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, Canal Futura, Movimento Todos pela Educação, Consed - Conselho Nacional de Secretários de Educação e Rede Andi.

Programa Jovens Urbanos – 9ª edição São Paulo (SP)

O programa Jovens Urbanos pretende contribuir para a construção de proposições conceituais e metodológicas voltadas à educação integral dos jovens, à inserção laboral, à conclusão do ensino médio e acesso ao ensino superior. Para isso, trabalha na direção de formar gestores públicos, educadores, professores e profissionais de instituições que atuam na área, além de fortalecer articulações locais que sustentam e ampliam os projetos de formação para juventude.

►Destaque

Realização de seminários e mesas de debate sobre temas relevantes para a juventude, como o diálogo intergeracional, como base de fortalecimento ao trabalho com juventude e da sua participação na vida pública; as novas formas de produção juvenil, a partir da relação dos jovens com o mundo escolar, do trabalho, com as tecnologias e as novas formas de conhecimento; e as novas subjetividades juvenis.

 

O Ciclo de Debates contou com a participação de Adam Fletcher, pesquisador canadense, consultor para organizações que trabalham com juventude desde 1997, fundador do Projeto Freechild e especialista em engajamento comunitário; Marcus Faustini, videoartista, documentarista, escritor e diretor teatral, autor do Guia Afetivo da Periferia e coordenador da Agência de Redes para Juventude; e Caterina Koltai, socióloga, psicanalista, professora do curso de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais, da PUC-SP, e do curso de Teoria Psicanalítica, do COGEAE. 

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Município de São Paulo - Distritos de Brasilândia e Capão Redondo 

►Parceria

Associação de Moradores do Alto da Vila Brasilândia - AMAVB, Associação de Moradores do Jardim Comercial e Adjacência, Associação Amigos de Pianoro, Associação Obra do Berço, Associação Sociocultural Madre Teresa de Jesus, Casa Jesus, Amor e Caridade – Larzinho, Comunidade Cidadã/ Escola Estadual João Silva, Instituto Fomentando Redes e Empreendedorismo Social – Inforedes, Movimento Comunitário Estrela Nova e União Popular de Mulheres, Canal Futura, Centro Cultural da Juventude, Centro Paula Souza, Centro Ruth Cardoso, Coordenadoria da Juventude, ÉNois – Inteligência Jovem, Fábrica de Cultura da Brasilândia e do Capão Redondo, Instituto Paulo Montenegro e Media Lab Education.

Transferência de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos para o município de Serra (ES) - 3ª edição

Através de um projeto de assessoria o Programa Jovens Urbanos transfere sua experiência e tecnologia de trabalho, com o objetivo de apoiar a implementação de um programa para juventude e fortalecer institucionalmente a organização executora e escolas parceiras. 

►Destaque

As atividades formativas incluíram o Ciclo de Filmes e Debates “Favela ou Nada! Produção Cultural das Quebradas”, que contou com a presença do diretor Emílio Domingo; e o Ciclo de Experimentações integrando a programação do evento Fábrica. Lab Infinitas.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Município de Serra (ES)


►Escolas Parceiras

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Antônio José Peixoto Miguel, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Jacaraípe, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Marinete de Souza, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Prof. João Antunes das Dores, Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Vila Nova de Colares.

 

►Parceira

Secretaria de Estado da Educação do Espírito Santo

 

►Instituição executora

Lab.Muy – Arte y Cultura Digital

Transferência de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos para o Grupo de Assessoria para Mobilização de Talentos - GAMT - 2ª edição

Através de um projeto de assessoria o Programa Jovens Urbanos transfere sua experiência e tecnologia de trabalho, com o objetivo de apoiar a implementação de um programa para juventude e fortalecer institucionalmente a organização executora. 

►Destaque

As atividades presenciais abordaram a participação juvenil, com a presença de especialistas e jovens que refletiram sobre as formas de mobilização e de seu diálogo com os campos da comunicação e cultura, envolvendo profissionais do GAMT, de equipamentos públicos de assistência social, jovens participantes do Programa Jovens Urbanos e profissionais dos parceiros investidores.  A publicação Jovens Urbanos – Tecendo diálogos para a formação do jovem sistematizou a experiência do GAMT, primeira instituição a implementar a tecnologia do Programa no modelo de transferência, realizada nos anos de 2013 e 2014. Além disso, a apropriação de dois processos formativos pela equipe local, Experimentação e Projeto Jjovem, tiveram ações significativas, tanto no que se refere à aquisição de assessores e a diversidade de oferta para a juventude, como a qualidade e consistência dos projetos desenvolvidos pela juventude local.   

►Parceiro Investidor

Fibria, Fundação Itaú Social, Instituto EDP e Petrobrás

►Abrangencia

Município de Caçapava (SP)

►Instituição executora

Grupo de Assessoria para Mobilização de Talentos - GAMT

Disseminação de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos – 1ª edição Estado de Minas Gerais

Projeto de formação de profissionais para o desenvolvimento, implantação, gerenciamento e avaliação de projetos e programas no âmbito das políticas públicas para juventude, a partir dos pressupostos do desenvolvimento integral.

►Destaque

A articulação institucional com programas da Secretaria Estadual de Educação que possuem atuação com juventude, contribuiu para reflexões sobre ensino médio e educação integral, o que se intensificou com a publicação Programa Jovens Urbanos: sistematização de uma experiência em Minas Gerais que organizou os conhecimentos produzidos a partir do processo formativo, relacionado a uma concepção de educação integral para juventude.  

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Estado de Minas Gerais

►Parceria

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais

Disseminação de Tecnologia do Programa Jovens Urbanos – 1ª edição município de Santos (SP)

Projeto de formação de profissionais para o desenvolvimento, implantação, gerenciamento e avaliação de projetos e programas no âmbito das políticas públicas para juventude, a partir dos pressupostos do desenvolvimento integral.

►Destaque

 

Merece destaque o trabalho intersetorial desenvolvido a partir da participação de técnicos de diversas áreas da Prefeitura de Santos, que desenvolvem trabalhos com a juventude. A experiência ampliou e qualificou as ações voltadas à juventude na cidade de Santos, bem como fortaleceu os espaços de participação dos jovens na construção e execução das políticas municipais.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

►Abrangencia

Município de Santos (SP)

►Parceria

Prefeitura Municipal de Santos / Coordenadoria Municipal de Juventude

Site Educação e Participação

O portal www.educacaoeparticipacao.org.br é um espaço de disseminação, compartilhamento e colaboração de conhecimentos sobre a Educação Integral, produzidos a partir das práticas e metodologias de três programas: Prêmio Itaú-Unicef, Programa Jovens Urbanos e Políticas de Educação Integral.

 

►Público

Educadores, professores e professoras, gestores de organizações e do governo, técnicos da área de educação, educadores de OSCs e demais públicos interessados nos temas relacionados à Educação Integral.

►Destaque

O site foi totalmente reformulado em 2014 para se transformar em uma Plataforma em 2015, com conteúdos, ações de formação on-line e a construção de uma rede digital sobre Educação Integral. Com a reformulação, foi possível ampliar as estratégias de constituição de redes de aprendizagem e promoção de debates virtuais, fundamentais para a produção de conhecimento colaborativo.

►Parceiro Investidor

Fundação Itaú Social

Please reload

Contribuir para o fortalecimento de POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO INTEGRAL que visem ao desenvolvimento integral da criança, adolescente e jovens por meio da articulação de organizações, atores, espaços e saberes

Anchor 7
bottom of page