top of page

Pérolas da Imaculada - Desafios reais vivenciados em sala de aula por Maria Imaculada Pereira,  professora integrante da equipe da Olimpíada da Língua Portuguesa, são apresentados em uma série de vídeos, composta por oito episódios.

Pergunte à Olímpia – A personagem da professora Olímpia, apaixonada pelas palavras e estudiosa da Língua Portuguesa, responde semanalmente a perguntas de professores sobre práticas de ensino da leitura e da escrita.

Para despertar nos alunos o interesse pela literatura, eu aprendi a ler determinados trechos, que eram interessantes em alguns livros, e deixava o suspense em um momento bem legal, que provocasse a curiosidade dele, e ai a turma toda queria ler aquele livro”, Imaculada e o dilema do professor que trabalha clássicos da literatura brasileira com seus alunos.

Pérolas da Imaculada

Este Especial convida leitores de todas as idades, regiões e níveis de escolaridade a mergulhar na riqueza da literatura brasileira. O Mapa, que contou com a colaboração dos leitores da Plataforma do Letramento, por meio de uma campanha realizada entre agosto e setembro de 2015, traz indicações de obras das cinco regiões do país.

Mapa da Literatura Brasileira
Especial da Plataforma do Letramento

 

Fonte: Inaf Brasil 2001-2011

O Brasil vem vivenciado uma queda na taxa de leitores de livros. Segundo dados da série histórica do Inaf, o percentual dos entrevistados que declaram não ter lido livros aumenta expressivamente:

22,22%
em 2001
46,90% 
em 2011
Você Sabia
O internauta colabora
Encontra atividades de sala de aula
Debate com outros internautas

Imagine uma missão de fundamental importância para toda a sociedade. Que se manifesta em diferentes frentes, mas que tem um foco principal: fortalecer a educação pública e de qualidade para todos. Que entende que a construção de uma sociedade justa passa por garantir que crianças, adolescentes e jovens tenham direitos iguais de aprender e se desenvolver, independentemente de sua origem, o que só pode acontecer quando a equidade for a diretriz para a educação.

Nossa produção

Esta tarefa não é de apenas uma pessoa. É de muitas. É de todos os profissionais que atuam no Cenpec e que cotidianamente transformem nossa missão em realidade. Ano após ano, desenvolvemos ações que articulam compromissos éticos, formação para a cidadania e valorização da diversidade. Trabalhamos arduamente em diversas frentes: pesquisas, projetos, construção de metodologias, estímulo à participação pública. Acreditamos que sim: esta atuação faz toda a diferença. Valores que estão presentes nos projetos, pesquisas e em outras ações que você poderá acessar neste relatório.

 

Boa leitura!

Produção Colaborativa
Mochilão

Esta seção do Portal do Prêmio Respostas para o Amanhã é destinada aos alunos participantes para a postagem dos registros - textos, vídeos e fotos - do desenvolvimento de seus projetos.

das escolas

possuem laboratório de ciências

11%

Fonte Censo Escolar/INEP 2014 | Total de Escolas de Educação Básica: 188673 | QEdu.org.br

A Plataforma do Letramento preparou diferentes jogos para serem usados com alunos, dentro ou fora da sala de aula.

Jogos sobre a língua Portuguesa

Os jogos de aprendizagem da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro são uma maneira divertida de incentivar professores a estimular a leitura e escrita de seus alunos.

Em Nova York, nos Estados Unidos, há uma escola onde o ensino acontece integralmente através de jogos. É a Quest to Learn, iniciativa da Organização Institute of Play a partir de uma demanda da prefeitura da cidade, que buscava uma maneira de melhorar os indicadores pedagógicos e reduzir os números de evasão escolar do município.  Nessa escola, que conta com 360 alunos, o índice de faltas e de evasão escolar são ínfimos (6% e quase zero, respectivamente). Todo o programa educacional é cumprido, porém de uma maneira completamente inovadora. Alunos, professores e funcionários entendem que fazem parte de um processo de colaboração mútuo, em que todos ensinam e aprendem. 

 

Fonte: Mapa da Infância Brasileira

Você Sabia
Jogar e aprender
A Plataforma do Letramento preparou o especial: A língua nas margens: alfabetização e letramento indígena
VOCÊ SABIA?

 

Cada povo indígena que vive hoje no Brasil é dono de universos culturais próprios. Suas variedades e singularidades são um patrimônio importante não apenas para eles próprios e para o Brasil, mas, de fato, para a humanidade.

São mais de 200 os povos indígenas que vivem no Brasil, falando mais de 170 línguas diferentes. 

 

Fonte: Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas

Debate Vozes Negras

 

“Nossa contribuição para a cultura brasileira é muito mais rica do que conhecemos hoje porque grande parte de nossa história nos foi negada. Quando se fala em samba, não nos explica o que é punga; quando se fala em batuque, se generaliza a riqueza da tradição percussiva do Brasil”, Carlos Caçapava – músico e educador.

 

“A literatura nos dá a possibilidade de mirar a complexidade de nossas contradições. De se apresentar um personagem como um labirinto que anda. Uma delas são os bailes negros de São Paulo, até por volta de 1930, que não permitiam batuque, era apenas valsa. Os caras faziam verdadeiros clubes de letramento, mas diziam, batuque é no terreiro, aqui só valsa e tem que entrar na estica” – Allan da Rosa – escritor, historiador e doutorando em educação na Universidade de São Paulo (USP).

 

Trechos da Roda de Conversa "Vozes Negras", promovida pela Olimpíada da Língua Portuguesa em parceria com o Projeto Educação com Arte.

VOCÊ SABIA?

 

Em março de 2003 foi aprovada a Lei Federal 10.639 que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-brasileira nas escolas de Ensino Fundamental e Médio. Essa Lei altera a LDB e tem o objetivo de promover uma educação que reconhece e valoriza a diversidade, comprometida com as origens do povo brasileiro. No entanto, a Lei ainda não é aplicada em sua plenitude nas instituições de ensino do país.

 

Fonte: Portal Afro Educação.

Discutir a diversidade

Produção Colaborativa

Jogar e Aprender

De professora para professores

Discutir a diversidade
De professora para professores

Passo a passo para mobilizar

O Guia Políticas de Educação Integral é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Cenpec para subsidiar gestores municipais e estaduais na implantação de políticas de educação integral. Foi elaborado com base em estudos de experiências bem-sucedidas e nos resultados dos programas de assessoria às Secretarias Municipais e Estaduais de Educação. O guia também pode ser usado como material de apoio para educadores, gestores e pesquisadores interessados no tema.

Guia de Educação Integral

A educação integral busca garantir o pleno desenvolvimento de crianças, adolescentes e jovens e reconhece que ele só é possível quando se observam diferentes dimensões: física, afetiva, cognitiva, ética, estética e política, em uma proposta multidimensional e integrada. Isso pressupõe a articulação dos diversos saberes da escola, da família, da comunidade e do território em que o indivíduo se insere, com múltiplas oportunidades de aprendizagem por meio da ampliação do tempo, da circulação no território e do acesso a cultura, arte, esporte, ciência e tecnologias etc. Assim, mais do que ampliar a jornada escolar, a proposta da educação integral trata de ampliar repertórios.

Você Sabia
Passo a passo para mobilizar

Compartilhar experiências

A publicação aborda experiências bem sucedidas destas parcerias, no âmbito do Prêmio Itaú Unicef;

Organização da Sociedade Civil e Escola Pública: uma parceria que transforma

 

Fonte: Rede Papel Solidário

É considerada Organização da Sociedade Civil (OSC) toda e qualquer entidade que desenvolva projetos sociais com finalidade pública. Tais entidades também são classificadas como instituições do terceiro setor, uma vez que não têm fins econômicos. Essa expressão foi adotada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no início da década de 1990 e significa a mesma coisa que ONG – termo que se tornou mais conhecido devido ao fato de ser utilizado pela ONU e pelo Banco Mundial

Você Sabia
Explorações cartográficas na Cidade Tiradentes

 

Fonte: Rede Papel Solidário

A Cidade Tiradentes possui o maior complexo de conjuntos habitacionais da América Latina. Conta, portanto, com uma população de 219.868 mil habitantes num único distrito. A alta concentração populacional - 16.309,67 hab./Km2 – é acrescida de uma das maiores taxas de crescimento da cidade e de graves problemas sociais. Esta população contabiliza um total de 52.875 famílias residentes no território. Deste total, 8.064 famílias encontram-se em situação de alta ou muito alta vulnerabilidade.

Você Sabia
Compartilhar experiências

Plataforma do Letramento desenvolveu com a assessoria de Maria José Nóbrega, o especial multimídia Ortografia Reflexiva: apresentação e sistema ortográfico.  Confira as dicas, vídeos, infográficos e animações produzidas especialmente para auxiliar o trabalho dos educadores.

Ortografia Reflexiva
Caminhos entre letras e sons  

A língua portuguesa conta, atualmente, com cerca de 600 mil palavras. E outras novas são criadas todos os dias. Porém, para que uma palavra sobreviva, é preciso que ela entre para o vocabulário de outras pessoas. Muitas palavras são inventadas em obras literárias, como nos livros de Guimarães Rosa. Nesses casos, as palavras não costumam ser repetidas por outras pessoas, mas se o livro tiver repercussão, as palavras continuam a existir porque estão registradas em livros e são lidas por muitas pessoas.

Você Sabia

“Entendemos que esses alunos se encontram defasados no ensino regular em parte devido às suas condições de vida, mas também, e principalmente, em decorrência da inadequação do ensino que lhes tem sido oferecido. Ao decidir trabalhar com classes de aceleração, você revela que acredita nesta proposta, dispondo-se a oferecer-lhes em ensino de qualidade que torne possível seu sucesso escolar. Queremos ajudá-lo a enfrentar este desafio”, trecho da apresentação da publicação Língua Portuguesa – Vol. 1

A publicação do Projeto de Aceleração da Aprendizagem é composto por diversos livros direcionados aos professores do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.  Seu objetivo é orientar os docentes que trabalham com alunos fora da idade escolar adequada, por meio de uma metodologia de trabalho apropriada às dificuldades desse público.

Projeto de Aceleração de aprendizagem

Compartilhar saberes

Compartilhar saberes

Caminhos para a formação autônoma

Olimpíada da Língua Portuguesa  desenvolveu os Percursos formativos, importante ferramenta de formação a distância que reúne, em um diagrama interativo, conteúdos relacionados ao ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Percurso formativo Escrevendo o Futuro
Respostas para o Amanhã

Caminhante, são teus passos

O caminho e nada mais
Caminhante, não há caminho

Faz-se caminho ao andar

Ao andar se faz o caminho

E ao voltar a vista atrás

Se vê a senda que nunca

Se voltará a pisar

Caminhante não há caminho

Mas sulcos de escuma ao mar

O poema Caminhante, do poeta espanhol Antônio Machado é exemplar para falarmos dos percursos formativos. Pois é ao conhecer e percorrer as searas do conhecimento, o professor vai, ao mesmo tempo, se alimentando de conteúdos e construindo uma outra prática em sala de aula. E neste caminho, todos ganham.

Espaço onde o professor encontra ideias e reflexões que têm como objetivo subsidiar a prática do professor inscrito no Prêmio Respostas para o Amanhã.

Formação autônoma
bottom of page